Introduction: Brazil is going through a nutritional transition, which is observed decrease in malnutrition and increased excess weight.Objective: To evaluate the nutritional status and lifestyle of school children and adolescents from 4 to 17 years old resident in the interior of the Brazilian Northeast.Methods: This is a longitudinal study performed in two stages. The first stage took place during the School Health Program and anthropometric data were collected from 975 schoolchildren. In the second stage, it was used a questionnaire to assess lifestyle and diet. Participants were classified into “not overweight” and “overweight”. The significant level for the statistical tests was set at 5%.Results: In the first stage, less than 2% of students had low height for age. The prevalence of overweight and malnutrition was 22.15% and 5.23%, respectively. Of the 134 participants of the second stage, 47.76% were not overweight and 52.24% overweight. Regarding the lifestyle, the not overweight group had a higher percentage of insufficiently active members (p = 0.017) and a lower intake of vegetables and salads (p=0.015).Conclusions: The results revealed low short stature in the population studied and overweight was more prevalent than malnutrition. Children and adolescents had sedentary habits that associated with inappropriate dietary practices favor the occurrence of overweight.
INTRODUCAO: O excesso de peso e definido como o acumulo de gordura anormal ou excessiva no corpo. Na infância, as complicacoes geradas pelo sobrepeso mais significantes sao as dislipidemias, hipertensao arterial sistemica e diabetes mellitus. Estas, associadas a uma circunferencia abdominal (CA) aumentada, caracterizam o quadro de Sindrome Metabolica, associado a um maior risco de doencas cardiovasculares. OBJETIVO: Avaliar a influencia do excesso de peso na prevalencia de valores alterados de pressao arterial (PA), bem como correlaciona-la com a razao circunferencia abdominal/altura (CA/A) em escolares de 4 a 17 anos da cidade de Frei Paulo-SE. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal realizado em cinco escolas publicas da cidade de Frei Paulo-SE, nas quais foram coletadas as medidas antropometricas (peso, altura e CA) e as medidas de PA de 107 estudantes. O estudo foi aprovado pelo comite de etica em Pesquisa do Hospital Universitario da Universidade Federal de Sergipe sob o parecer 864.108. Para analise estatistica, foi utilizado o programa GraphPad Prism V.7.0. O teste Mann Whitney foi utilizado para avaliar as diferencas entre grupos. Para avaliacao da correlacao entre a razao CA/A e o IMC-z utilizou-se o coeficiente de correlacao de Spearman. Um valor de p<0,05 foi considerado significativo. RESULTADOS: Dos 107 participantes, 53,27% foram classificados com excesso de peso, dentre eles 84,2% tinham valores alterados de CA. Quanto a avaliacao da razao CA/A, 16% dos escolares do grupo sem excesso de peso apresentaram valores iguais ou maiores que 0,5. No grupo com excesso de peso, por sua vez, a quantidade de escolares com valores da razao CA/A iguais ou maiores que 0,5 foi de 77,2%, uma diferenca significativa entre os dois grupo, configurando ao grupo com excesso de peso um maior risco de ocorrencia de eventos cardiovasculares. Na correlacao entre os valores da razao CA/A com os do IMC-Z, observou-se uma correlacao positiva e significativa entre eles (r de Spearman: 0,83, p<0,0001). Foi observada diferenca estatistica ao se comparar os valores de IMC-z e da razao CA/A do grupo de escolares que possuiam PA normal com os que possuiam PA alterada (p<0,0001). CONCLUSAO: Diante do exposto, a maior parte dos escolares com excesso de peso possuiam valores da razao CA/A considerados alterados. Observamos que os valores de IMC-z e CA/A apresentaram uma forte correlacao positiva, indicando que quanto maior o for IMC, maior e o risco para o desenvolvimento de doencas cardiovasculares. Os escolares que possuiam niveis de PA alterados, apresentavam maiores valores de IMC-z. Desta forma, o presente trabalho evidencia a necessidade de politicas publicas e acoes educacionais que objetivem a reducao dos niveis de obesidade infantil atraves de acoes de prevencao e de promocao de saude.
Objetivo: Avaliar a influência do excesso de peso nos valores de pressão arterial (PA) de escolares 4 a 17 anos em uma cidade no interior de Sergipe. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, em que foram avaliados 119 estudantes de 5 escolas, por meio de avaliação antropométrica e obtenção dos valores da PA. Os estudantes foram classificados quanto seu estado nutricional e a presença de níveis pressóricos alterados de acordo com os percentis propostos pela Organização Mundial da Saúde e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, respectivamente. Em seguida, os dados foram analisados estatisticamente com o programa GraphPad Prism V7.0., utilizando-se o teste de Mann Whitney para comparação e o coeficiente de Spearman para correlação entre duas variáveis, sendo adotado como nível de significância, 5%. Resultados: Dos 119 estudantes avaliados, 8,41% foram considerados com baixo peso, 38,32% eutróficos e 53,27% com excesso de peso. Os estudantes com excesso de peso apresentaram maiores medidas de circunferência abdominal. Observou-se uma correlação forte e positiva entre os valores de IMC-z e a razão CA/A, em que os estudantes com maiores valores de IMC-z possuíam também valores maiores da relação CA/A. Além disso, foi constatado maior número de estudantes com níveis considerados PA alterados, dentre aqueles que possuíam maiores medidas tanto de IMC-z e quanto da relação CA/A. Conclusão: Crianças e adolescentes com PA alterada apresentaram maior média de IMC e maior relação CA/A em comparação com as que possuíam PA normal, o que evidencia a necessidade de intervenção nessa população para prevenção e promoção da saúde.
DESCRITORES: Obesidade. Sobrepeso. Pressão Arterial. Criança. Adolescente. Saúde Pública.
A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa de ensino que vem sendo adotada em algumas Universidades do país. Tal metodologia é centrada no aluno, trabalha com pequenos grupos, e propõe a aquisição de conhecimentos a partir de problemas/casos clínicos. A ABP foi criada como um método alternativo de ensino utilizado, em princípio, somente por escolas médicas. Atualmente, diversas escolas vêm disseminando esta nova metodologia por outros cursos, como o de enfermagem. O objetivo deste estudo foi analisar artigos que comparam a utilização da metodologia ABP com o currículo tradicional na formação do enfermeiro. Para isto, foi realizada uma pesquisa não sistemática sobre o tema. Os poucos estudos existentes nesta área demonstram resultados divergentes com relação ao conhecimento obtido pelo aluno, quando se compara as duas metodologias. Entretanto, o método ABP consegue desenvolver no aluno habilidades como pensamento crítico, a aprendizagem ativa e continua, trabalho em equipe, entre outras. Essas habilidades são consoantes com aquelas propostas pelas Diretrizes Curriculares.
ABSTRACT BACKGROUND AND OBJECTIVES: The use of drugs has improved general population quality of life and health conditions. However, pharmaceutical industries spread a purely curative view and total well-being associated to its use. This study aimed at evaluating population attitudes with regard to the use of drugs in the city of Frei Paulo/SE, Brazil. METHODS: Data were collected by means of a questionnaire applied by trained people and in the presence of the community health agent, in the micro-regions of the Family Health Strategy. RESULTS: Participated in the study 186 people, predominantly females (77.95%) with mean age of 45.25±14.91 years. 73.12% of respondents have reported reading patient information leaflets, however approximately 40.0% of respondents have not completed elementary school, which might have impaired the understanding of such information. 31.72% have stated knowing that drugs in high doses may harm health. However, 9.14% of participants have confirmed using drugs in doses higher than those prescribed, and from them, 29.41% had complications. CONCLUSION: It is imperative the development of public policies focusing on population information and awareness with regard to the responsible use of drugs.
Objetivos: Avaliar o perfil antropométrico de pré-escolares de quatro a seis anos da Escola Municipal Juvina Moreira, em Frei Paulo-SE. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo longitudinal que acompanhou 42 crianças durante seis meses, no qual foram realizadas duas coletas de dados antropométricos. Os dados de peso e altura foram avaliados segundo os percentis propostos pela Organização Mundial da Saúde para o Índice de Massa Corporal. Os pontos de corte utilizados foram: percentil menor que três para déficit de peso; percentil entre três e 85 para eutróficos; e percentil ≥ 85 para risco ou excesso de peso. Para análise estatística foi utilizado o programa Graph Pad Prism V.5.0. O teste de Mann Whitney foi usado para comparação entre duas variáveis e o coeficiente de Spearman para correlação entre o índice CA/altura e o escore-Z do IMC. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Das 42 crianças que participaram do estudo, 18 (42,86%) foram do sexo feminino e 24 (57,14%) do sexo masculino. No primeiro semestre, 26,19% dos pré-escolares foram classificados com risco de sobrepeso ou excesso de peso (sobrepeso ou obesidade). No segundo semestre, esse número caiu para 16,67%. A prevalência de circunferência alterada se manteve em 19% nos dois semestres, e foi encontrada uma correlação positiva entre a relação circunferência abdominal por altura e o escore-z do Índice de Massa Corporal. Conclusão: Percebeu-se que as taxas de sobrepeso e obesidade nos pré-escolares de Frei Paulo são relevantes e compatíveis com o encontrado em outras regiões do Brasil. Apesar da redução dessas taxas no segundo semestre, os números evidenciam a necessidade de intervenção nessa população através da educação e promoção da saúde.
DESCRITORES
Obesidade.Sobrepeso.Criança.Saúde Pública.
Gestacao cornual ou intersticial e definida como a gestacao em que a implantacao do blastocisto se da no segmento em que a
tuba penetra na parede uterina. E uma afeccao rara correspondendo a apenas 1,5-2,1% de todos os casos de gravidez ectopica.
O presente artigo busca relatar caso de gravidez cornual, a propedeutica e a conduta terapeutica utilizada. Paciente JPM, 18
anos, sexarca aos 16 anos, nulipara, sem antecedentes morbidos. Procurou atendimento em pronto socorro, apresentando
quadro clinico de dor em baixo ventre ha aproximadamente uma semana e amenorreia ha tres meses. Ao exame fisico apresentou
abdome flacido, com leve dor a palpacao profunda de baixo ventre. Foi submetida a US e posterior laparotomia exploradora,
sendo constatada gravidez cornual direita. Foi realizada histerotomia cornual, retirando a gravidez. A paciente evoluiu sem
intercorrencias. O caso relatado e uma rara condicao de gestacao cornual espontânea, diagnosticado por US e confirmado pela
laparotomia. Nesse tipo de gestacao, a sintomatologia e semelhante a outros tipos de prenhez ectopica podendo compreender
dor pelvica, amenorreia e sangramento transvaginal. Os exames complementares sao indispensaveis para o diagnostico, ja
que a clinica nao e bem caracteristica. Nesse caso diagnosticou-se precocemente a gravidez ectopica, o que ocorre na minoria
dos casos. O tratamento e cirurgico e nesse caso optou-se por histerotomia cornual, a fim de resguardar a saude da mulher.
O diagnostico precoce da gravidez cornual e fundamental na diminuicao da morbimortalidade de gravidas nessa condicao,
evidenciando a importância dos exames complementares e do acompanhamento pre-natal.
A Dor lombar e uma entidade muito prevalente no mundo e gera diferentes intensidades de limitacoes funcionais em seus portadores. Dentre os fatores de risco, elenca-se o trabalho de professor. Objetivo: Promover a melhora da dor lombar e do autocuidado de professores da rede publica do estado sergipano no que tange a prevencao e aos cuidados paliativos. Metodos: Selecionaram-se 58 professores dos municipios de Frei Paulo (10), Itabaiana (17) e Lagarto (22) mediante aceite de suas escolas, onde em seguida aplicou-se tres questionarios validados e realizou-se palestras educativas para essa populacao alvo. Resultados: Maior prevalencia feminina (79,31%), sendo a maioria com mais de 5 anos de trabalho (68,96%), casada (56,89%) e portadora de Dor Lombar 32 (55,17%). Destes, 50% tem dor cronica, 68,75% realiza automedicacao e apenas 15,62% faz acompanhamento medico. Ainda, 93,76% classificam a dor de moderada a grave, sendo que 84,38% relatam prejuizo no trabalho.Foram realizadas 06 palestras. Conclusoes: Foram detectadas elevada prevalencia de lombalgia e significativa presenca de dor cronica e impacto na qualidade de vida dos professores. Ainda pode-se notar altas taxas de automedicacao e baixo acompanhamento medico. Este
trabalho reforca a necessidade de educacao continuada em ergonomia e Saude para este publico.
84% da populacao mundial tera pelo menos um episodio durante a sua vida
23% desenvolvera dor cronica -> absenteismo -> prejuizo socioeconomico
Dados potencialmente subestimados -> menos de 60% das pessoas procuram tratamento
Diagnostico etiologico dificil
Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) constitui um dos principais agravos de saúde pública das doenças crônicas não transmissíveis no mundo. Atitudes adequadas dos diabéticos frente às recomendações dos profissionais da saúde são imprescindíveis para sucesso terapêutico. Ademais, o nível de conhecimento sobre a doença constitui um dos pontos principais para prevenção de complicações do diabetes. Objetivo: Avaliar atitudes e comportamentos dos diabéticos acerca das estratégias de prevenção e suas influências no controle clínico do diabetes. Casuística e Métodos: Estudo transversal descritivo e exploratório realizado em duas Unidades Básicas de Saúde no interior do estado de Sergipe. A coleta de dados se deu através de questionários e realização do exame clínico. Resultados: Ao total, foram aplicados 82 questionários onde todos possuíam o DM tipo 2. A maioria dos pacientes era do sexo feminino (75,6%) com média de idade de 61,74 ± 13,06 anos, 39% analfabetos e apenas 15% trabalham. Foi observado excesso de peso em 66% e sedentarismo em 74% dos pacientes. Cerca de 10% apresentam alguma complicação do diabetes, 8% afirmaram não fazer tratamento conforme recomendado e 5% apresentam algum grau de amputação de membros inferiores associado ao DM. Mais de 90% desconheciam sinais, causas e manejo da hipoglicemia e apenas 18,29% participaram de alguma atividade educativa sobre o cuidado com o pé diabético. Conclusão: Os resultados remetem à necessidade da realização de estratégias preventivas, objetivando a educação em saúde e promoção, para aumentar o conhecimento, e melhorar atitudes e comportamento dos pacientes diabéticos.
CD69 is an early marker of lymphoid cell activation. The authors report on an up‐regulation of CD69 in splenic B and T cells of C57Bl/6 mice after administration of lipopolysaccharide (LPS) or microbial immunosuppressive/mitogenic (ISM) proteins produced by C. albicans (p43) and African Swine Fever Virus (p36). This up‐regulation of CD69 was observed 6 and 24 h after mitogenic treatments. The same pattern of increased CD69 expression was observed in the lymph nodes of mice treated with p43 or LPS, whereas p36 treatment failed to induce increased CD69 expression in this organ. Intracellular calcium mobilization was induced in splenic B and T lymphocytes after incubation of total spleen cells with LPS, p43 or p36. This increase was higher in B than in T cells. Increased calcium mobilization was also seen in lymph node B cells after incubation with p43 or p36 and in lymph node T cells after p43 stimulation. Up‐regulation of CD69 expression on B and T cells was also observed after in vitro stimulation of spleen cells with the three mitogens used. Similar results were obtained with culture supernatants of macrophage/monocyte (Mφ) cells activated with LPS (LPS/MφCS). Stimulation of Mφ cells with LPS or with the ISM proteins is demonstrated by the increased production of nitrites by these cells. The increased in vitro expression of CD69 was, however, not abolished by monoclonal antibodies to Mφ cytokines such as IL‐6, IL‐10 or TNFα. No increased expression of CD69 was found in vitro on purified B or T cells, even when mixed upon stimulation with p43, p36, LPS or with LPS/MφCS. However, an increase in the expression of CD69 was observed on B cells co‐cultured with Mφ cells after treatment with LPS or p36. All three mitogens failed to induce increased CD69 expression on cultured T cells mixed with Mφ cells.