Paracoccidioidomicose (PCM) é uma doença sistêmica causada pelo fungo dimórfico Paracoccidioides brasiliensis. Apresenta-se como infecção pulmonar primária assintomática, aguda, sub-aguda ou crônica. Para ratificar a importância do exame direto, de baixo custo e complexidade, no diagnóstico da PCM, foi realizado um levantamento de amostras clínicas nos Laboratórios Regionais do IAL (LR-IAL) e Laboratório I Araçatuba - DIR VI, no período de janeiro de 1996 a dezembro de 2002. Foram analisadas 3807 amostras de origem pulmonar e 25 amostras extrapulmonares, preparadas de acordo com suas peculiaridades. Detectou-se significativa quantidade de solicitações de exames com informações incompletas quanto aos dados do paciente. Foi demonstrada positividade em 4% das amostras pulmonares (predominando no adulto do sexo masculino) assim como em amostras extrapulmonares (88%). A diferença na demanda natural das solicitações para este diagnóstico, entre os Regionais, pode estar relacionada com endemicidade da região, busca e/ou suspeita da doença e encaminhamento das amostras para os Laboratórios de Referência da Rede Pública. Após 98 anos da descrição pioneira por Adolfo Lutz, a doença ainda é foco de preocupação para a Saúde Pública.
O Ensino da Física precisa de projetos de intervenção escolar para maximizar a qualidade de ensino e proporcionar aprendizagem significativa. Neste projeto de pesquisa, apresenta-se sugestões de atividades experimentais, de baixo custo, para suprir a ausência de laboratórios de física nas escolas da rede pública, especificamente da escola estadual Mineko Hayashida. Para pesquisa, selecionou-se 325 alunos desse universo, sendo: 71 alunos da 1ª série do ensino médio, para formação do grupo experimental e 254 alunos do mesmo nível, para compor o grupo controle. Para aplicação da técnica, foram elaboradas 10 aulas com atividades experimentais e aplicada para os 71 alunos que compunha o grupo experimental. E para o grupo controle foram realizadas 100% aulas tradicionais, no mesmo período de tempo que o grupo experimental, com apoio de livro didático e explicações em sala de aula. Comprovou-se a eficácia da prática, com aprovação de 59% dos alunos participantes do grupo experimental, e por outro lado, o grupo controle, resultou-se em 34% de aprovação. As análises nos mostram que os alunos do grupo experimental apresentaram melhor desempenho que o grupo controle, isso nos faz entender que a técnica aplicada proporcionou aprendizagem significativa. Assim, espera-se contribuir para que novas concepções e inovações educacionais façam parte do cotidiano escolar da instituição pesquisada e mostrar que é possível inovar, através da criatividade e ampliar a qualidade de ensino oferecido para os alunos do ensino médio.
Differentiated thyroid carcinoma of follicular origin (DTCFO), although not very frequent, has registered a raising incidence in the last decades. In the majority of the cases, DTCFO is a curable disease when treated and monitored by experienced, multidisciplinary teams. These factors contribute to an increasing number of DTCFO survivors requiring life-long monitoring, due to the possibility of occurrence of recurrences many years after the initial treatment. Several aspects of the treatment and management of these patients are still controversial. The present protocol represents the consensus of the members of the Grupo de Estudo da Tiróide of the Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. It aims to define guidelines, in agreement with the current state of the art and contemplating the necessary adaptations to local constrains, that ensure decreased mortality and protection of patients' quality of life, avoiding unnecessarily aggressive or ineffective treatments, optimizing the use of the available resources.