Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica abrangente sobre a Revolução Francesa e seu papel no surgimento da era moderna. Através da análise de uma ampla gama de fontes acadêmicas, destacando-se livros basais. A partir do estudo dessas fontes de estudos históricos, busca-se compreender o impacto dessa revolução como um ponto de inflexão na História. As elucubrações abordam as causas e o contexto histórico que levaram ao surgimento da Revolução Francesa, bem como as transformações políticas, sociais e culturais decorrentes desse movimento revolucionário. Examina-se também a influência da Revolução Francesa em outros eventos e movimentos revolucionários na Europa.Além disso, o artigo propõe-se analisar o legado duradouro da Revolução Francesa, explorando como seus ideais e princípios, como liberdade, igualdade e fraternidade, moldaram a era moderna e continuam a influenciar a sociedade contemporânea. Ao final, esta revisão bibliográfica contribui para uma compreensão aprofundada da Revolução Francesa como um fenômeno histórico significativo que marcou uma transição fundamental para a era moderna.
No atual cenário mundial, o uso das tecnologias digitais tem se tornado uma parte integral da vida dos indivíduos. Desde a popularização dos smartphones e, como consequência, a criação de redes sociais voltadas para exibicionismo e entretenimento sem limites, diversos dilemas têm sido evidenciados como um efeito cascata desse fenômeno globalizado.No campo educacional, em particular no ensino de Geografia, existem diversas possibilidades de utilização desses recursos, porém, o acesso a esses dispositivos não é igual para todos. As escolas públicas também desempenham um papel importante nesse contexto, enfrentando desigualdades em comparação com as instituições de ensino privadas, que possuem infraestrutura atualizada e adaptada às tecnologias da informação e comunicação. Entretanto, não se pode atribuir exclusivamente esse fenômeno à perversidade da globalização, que perpetua privilégios às classes mais abastadas da sociedade brasileira e segrega os indivíduos. O despreparo e os investimentos insuficientes do poder público, juntamente com a falta de formação continuada adequada dos profissionais da área de educação, são fatores que impedem a mitigação desse problema.No ensino de Geografia, os aplicativos e sites apresentam um panorama ideal quando utilizados de forma adequada, pois têm o potencial de dinamizar as aulas e torná-las mais atrativas para os alunos, que já nasceram como nativos digitais.
A resenha da presente obra do autor Guilherme Boulos se faz importante devido a atual conjuntura do Brasil, em que o liberalismo econômico, advindo de um processo de capitalismo desenfreado, no qual, o acúmulo de riquezas e concentração fundiária de especulação aprofunda ainda mais as mazelas, disparidades e injustiças sociais. Na cidade, isso não é diferente do que ocorre no campo, pois vários imóveis estão desocupados, depredados e reféns do passar do tempo apenas especulando valor de mercado, segredando sujeitos para áreas de risco e até mesmo a condição indigna na condição de morador de rua, situação essa combatida pelo MTST.
The present study aims to list the significance of agrarian reform in the current Brazilian conjuncture, in view of the plural perspective that this system presupposes linked to social movements that fight for the right to land. Among these movements, the MST emerges as a fundamental piece that paves the way for the dissolution of social injustices in the countryside, that is, this group assumes the prerogative of obtaining and dividing lands that do not fulfill the social function of the soil, thus aiming at the conquest and redistribution. of these areas that, for a long time, remain with debts speculating only the financial value when passing the years against the members of this and other acronyms that fight for the condition of producing, commercializing and subsisting through planting. In addition, it should be noted that the MST has a socio-affirmative agenda, in which, women, black people and people of different sexualities assume positions of leadership, dialogue and prestige, that is, the movement is plural, progressive and tends to break with patriarchal patterns still present in contemporaneity.
O presente estudo tem por finalidade elencar a significância da reforma agrária na atual conjuntura brasileira, tendo em vista a ótica plural a que essa sistemática pressupõe atrelada aos movimentos sociais que lutam pelo direito à terra. Dentre esses movimentos, o MST surge como peça fundamental que pavimenta a dissolução das injustiças sociais no campo, ou seja, esse grupo assume a prerrogativa de obtenção e divisão de terras que não cumprem a função social do solo, visando assim a conquista e a redistribuição dessas áreas que, por muito tempo, permanecem com débitos especulando apenas o valor financeiro de valia ao passar os anos contra os integrantes deste e demais siglas que batalham pela condição de produzir, comercializar e subsistir através do plantio. Além disso, cabe destacar que o MST possui uma agenda socioafirmativa, em que, as mulheres, negros e pessoas de diferentes sexualidades assumem postos de liderança, dialogo e prestigio, ou seja, o movimento é plural, progressista e tende a romper os padrões patriarcais ainda presentes na contemporaneidade.