Este artigo se prestou a identificar e descrever articuladamente as peculiaridades do Sistema de Seguranca Publica Brasileiro, caracterizado (i) pela sua constituicao exclusivamente policial, (ii) pela concentracao de atividades no nivel estadual e (iii) pela presumida sobreposicao entre as atribuicoes dos orgaos policiais, especialmente daqueles situados na orbita estadual. A mencionada sobreposicao do nivel estadual e atualmente enfrentada pelo modelo de articulacao interinstitucional denominado Ciclo de Policia, cuja efetividade tem sido duramente questionada por operadores policiais, pela literatura especializada, pelo segmento politico e pelo publico em geral. Tendo como pano de fundo as mudancas propostas pela Lei Federal n. 13.675/18 (Lei do Sistema Unico de Seguranca Publica/SUSP) e articuladas pelo Plano Nacional de Seguranca Publica e Defesa Social, questoes como a desarticulacao decorrente da acao fragmentada dos orgaos do Sistema e o descompromisso com as pautas do interesse da seguranca publica demonstrado pelos demais segmentos representados no Ciclo de Persecucao Criminal (ver capitulo 2 deste ensaio) sao discutidas. Conclusoes preliminares sao apresentadas a respeito da questao de pesquisa e indicacoes para futuras intervencoes e investigacoes sao articuladas.
problemas de saúde causadas pela função exercida no ambiente de trabalho. Com a chegada da quarta revolução industrial e a Indústria 4.0, novas técnicas e equipamentos ergonômicos foram introduzidos no ambiente fabril, com o objetivo de melhorar as condições laborais. Este artigo tem como objetivo estudar a aplicação de um desses dispositivos na indústria automobilística, o exoesqueleto. Este consiste em um traje robótico que permite maior agilidade, maior conforto e a utilização de menos esforço na jornada de trabalho, possibilitando uma fusão entre a flexibilidade humana e uma maior potência fornecida pelo robô. Em um dos estudos analisados, é possível perceber que, de modo geral, a aplicação da ferramenta retorna bons resultados, como uma redução de 43% na utilização dos músculos eretores da coluna. Porém, quando levado em conta apenas a opinião dos operadores, mostra-se que a adaptação não é unânime. Por outro lado, a implantação do exoesqueleto na Fábrica da Fiat em Betim-MG, pioneira na América Latina, gerou resultados positivos, como diminuição de dores lombares e rápida adaptação ao equipamento por parte do trabalhador.
Abstract This article presents a systematic review on the use of eye-tracking technology to assess the mental workload of unmanned aircraft system (UAS) operators. With the increasing use of unmanned aircraft in military and civilian operations, understanding the mental workload of these operators has become essential for ensuring mission effectiveness and safety. The review covered 26 studies that explored the application of eye-tracking to capture nuances of visual attention and assess cognitive load in real-time. Traditional methods such as self-assessment questionnaires, although useful, showed limitations in terms of accuracy and objectivity, highlighting the need for advanced approaches like eye-tracking. By analysing gaze patterns in simulated environments that reproduce real challenges, it was possible to identify moments of higher mental workload, areas of concentration and sources of distraction. The review also discussed strategies for managing mental workload, including adaptive design of human-machine interfaces. The analysis of the studies revealed a growing relevance and acceptance of eye-tracking as a diagnostic and analytical tool, offering guidelines for the development of interfaces and training that dynamically respond to the cognitive needs of operators. It was concluded that eye-tracking technology can significantly contribute to the optimisation of UAS operations, enhancing both the safety and efficiency of military and civilian missions.
O presente estudo teve por objetivo realizar uma análise ergonômica em uma viatura policial, fornecendo melhores condições de trabalho aos oficiais de operação, mais especificamente do 11º Batalhão da Força Tática da Polícia Militar do estado de São Paulo. Os policiais devem realizar diversas operações em seu expediente, dentre elas, o patrulhamento, em que os respectivos têm uma jornada de trabalho de 12 horas diárias no máximo, previsto por lei, em plantões de 12 por 36 horas. Para mais de 99% dos casos, a operação de patrulhamento é realizada com 3 oficiais de operação por norma do comando da Polícia Militar, onde o oficial localizado na parcela traseira do veículo necessita cobrir a retaguarda, e a lateral do veículo, obrigando-o a realizar uma torção no conjunto lombar e pescoço de 123,79 graus para obter um campo de visão ideal. Faz-se tal atividade com uma frequência de 7 vezes por minuto, resultando em diversas ocorrências de lombalgia. Desta maneira, verificou-se a necessidade de adaptação do ambiente de trabalho ao oficial de operação, a fim de fornecer melhores condições operacionais e ergonômicas. Para o estudo de caso em questão, foram utilizados os métodos NIOSH, OWAS, RULA, REBA e Checklist de Couto a partir do software Ergolândia. Foi possível simular a movimentação dos oficiais durante a operação. Estes métodos foram selecionados com o intuito de facilitar a compreensão do material elaborado, resultando em análises de embasamento ergonômico para as mudanças propostas no interior da viatura. Com tais mudanças, obteve-se uma melhoria ergonômica de 28,57%, proporcionando melhores condições de trabalho aos policiais, e assim, retomando a questão do trabalho, comprovando que é possível fornecer melhores condições de trabalho aos oficiais do 11° Batalhão da Força Tática da Polícia Militar.
A industria textil brasileira destaca-se na economia mundial. Atrelado ao alto desempenho economico esta o consumo de agua e a geracao de grandes volumes de efluentes liquidos, os quais apresentam altas concentracoes de corantes e de produtos quimicos. Uma das principais tecnicas utilizadas no tratamento dos efluentes texteis e a adsorcao, a qual vem sendo utilizada em larga escala, usando o carvao ativado como principal adsorvente. Recentemente, estudos vem sendo desenvolvidos para encontrar materiais alternativos ao carvao ativado e que apresentem boa capacidade de adsorcao de corantes. Este trabalho faz um estudo do potencial da serragem de madeira como adsorvente de baixo custo para a remocao do corante Direct Green 26. Os resultados de remocao desse tipo de corante foram obtidos atraves do estudo das isotermas de adsorcao obtidas por espectrofotometria na regiao UV-visivel analisadas atraves do modelo de Langmuir. Por fim, foi feita uma comparacao desses resultados com os de outros adsorventes. Os resultados indicaram que a remocao media de corante, utilizando serragem, foi de 78,8% para uma concentracao inicial de 500mg/L e a capacidade maxima de adsorcao de 119mg/g. Esses resultados demonstram grande potencial da serragem como adsorvente para o corante Direct Green 26.
O trabalho, que teve a coleta de dados realizada de agosto de 2018 a junho de 2019, visa apresentar e analisar a experiência-piloto da introdução da Educação à Distância, de forma hibrida e com o auxílio da plataforma Moodleroon, em uma Instituição de Ensino Superior localizada em São Caetano do Sul/SP. Dentre os principais resultados cabe destacar o fato de 93% dos alunos entrevistados (348 no total) aprovam a introdução do EaD na disciplina. Um fato interessante é que apesar do “fórum” ser uma importante ferramenta de comunicação com o docente os alunos, em sua maioria (46%) fazem uso do e-mail pois, segundo eles, o retorno é mais rápido.