2-[(2,6-Dichlorobenzylidene)amino]-5,6-dihydro-4 H -cyclopenta[ b ]thiophene-3-carbonitrile, 5TIO1, is a new 2-aminothiophene derivative with promising pharmacological activities. The aim of this study was to evaluate its antioxidant activity in different areas of mice central nervous system. Male Swiss adult mice were intraperitoneally treated with Tween 80 dissolved in 0.9% saline (control group) and 5TIO1 (0.1, 1, and 10 mg kg −1 ). Brain homogenates—hippocampus, striatum, frontal cortex, and cerebellum—were obtained after 24 h of observation. Superoxide dismutase and catalase activities, lipid peroxidation and nitrite content were measured using spectrophotometrical methods. To clarify the 5TIO1’s mechanism on oxidative stress, western blot analysis of superoxide dismutase and catalase was also performed. 5TIO1 decreased lipid peroxidation and nitrite content in all brain areas and increased the antioxidant enzymatic activities, specially, in cerebellum. The data of Western blot analysis did not demonstrate evidence of the upregulation of these enzymes after the administration of this compound. Our findings strongly support that 5TIO1 can protect the brain against neuronal damages regularly observed during neuropathologies.
O presente estudo avaliou o potencial antioxidante in vitro da ciano-carvona contra a formacao de substâncias reativas com o acido tiobarbiturico (TBARS), radical hidroxila e producao de oxido nitrico. Observou-se que a ciano-carvona (0,9, 1,8, 3,6, 5,4 e 7,2 µg/mL), foi capaz de prevenir a peroxidacao lipidica induzida por 2,2’-azobis-2-amidinopropano (AAPH), inibindo a quantidade de TBARS formada. Resultado semelhante foi obtido com o Trolox (140 µg/mL), um analogo sintetico hidrofilico do α-tocoferol, que e largamente usado como padrao antioxidante. Este resultado sugere que a ciano-carvona pode exercer um efeito antioxidante contra a peroxidacao lipidica in vivo. A ciano-carvona tambem produziu uma remocao do radical hidroxila, sugerindo uma possivel capacidade de protecao contra danos celulares in vitro produzidos por este radical. O Trolox tambem reduziu significativamente a quantidade deste radical. Em relacao a producao de oxido nitrico, foi detectado uma diminuicao significativa na producao deste composto pela ciano-carvona, demonstrando uma propriedade antioxidante in vitro, um achado que pode ser explorado para a protecao in vivo das biomoleculas, como lipidios da membrana celular. A ciano-carvona revelou potencial antioxidante in vitro, por meio da capacidade de remocao contra radicais hidroxilas e do oxido nitrico, bem como preveniu a formacao de TBARS.
Sabe-se que a amamentação é de suma importância por conta dos inúmeros benefícios que a mesma traz ao bebê. Levando em consideração que os trauma mamilares são razões comuns para a cessão do aleitamento, observa-se a necessidade de analisar a efetividade e de cura desse trauma com o uso da laserterapia, uma vez que esse método indica uma chance de diminuição da desistência da amamentação. Com isso, objetivou-se de forma primária avaliar o uso do laser como meio de tratamento para o fechamento de ferimentos mamários em puérperas. O presente estudo trata-se de uma pesquisa de campo do tipo experimental, com abordagem quantitativa descritiva. Foi realizado na cidade de Piripiri – PI com um total de 4 puérperas divididas em Grupo Laser e Grupo Orientação. A fissura mamilar foi a principal dificuldade apresentada pelas puérperas participantes. Quanto à comparação aos dias de intervenção de um grupo para outro, o Grupo Laser teve, em média, somente 3,5± dias de atendimentos para que houvessem as cicatrizações das fissuras mamilares e com variação percentual de 75% a 80% e quanto ao Grupo Orientação tiveram por média de 5± dias para que essa cicatrização ocorresse nos mamilos das puérperas e com variação percentual de 80% a 93%, levando um maior intervalo de tempo para que ocorresse essa cicatrização. Demonstrou-se que a laserterapia é um meio de intervenção segura e eficaz para acelerar o processo de cicatrização das fissuras mamárias e, assim, um meio de prolongar a amamentação.
Objetivo: analisar a evolução epidemiológica da COVID-19 no Brasil correlacionando ao cenário mundial atual. Metodologia: trata-se de um estudo epidemiológico analítico e documental com abordagem quantitativa e descritiva de dados secundários da COVID-19 do Boletim Epidemiológico Especial número 15 do Ministério da Saúde do Brasil sobre a situação epidemiológica até o dia 08 de maio de 2020. Resultados: os Estados Unidos lideram em número de casos confirmados 1.318.787 (33%) e óbitos 78.503 (28%) no mundo. O Brasil, ocupa o 8º lugar com 145.328 (4%) dos casos confirmados de COVID-19, a sua letalidade está em 6,8% e a mortalidade é de 46,6 por 1.000.000 de habitantes. Em 2020, registrou-se 107.895 hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil, desse total, 27.086 (25%) eram casos confirmados de COVID-19 e 7.514 (28%) evoluíram para óbito, sendo as pessoas com 60 anos ou mais 5.697 (69%) dos casos e as cardiopatias e o diabetes os grupos de risco que destacaram-se consideravelmente nos óbitos dos idosos. Conclusão: a doença ainda não está sob controle, o distanciamento social e o uso de máscaras são a melhor forma de evitar a progressão de casos e mortes por COVID-19.
O parto é considerado um evento complexo, capaz de ser positivamente marcante no âmbito emocional da gestante ou até mesmo doloroso e traumático. Oferecer boas práticas à mulher é necessário e significa dá suporte seguro e de qualidade, levando em consideração o conforto físico e emocional, respeitando e auxiliando na forma como ela deseja parir e principalmente oferecendo-a técnicas capazes de aliviar suas dores. Esse estudo visou avaliar a eficácia dos métodos não farmacológicos para alívio da dor durante o parto e o mesmo tratou-se de um estudo observacional descritivo do tipo série de casos. Os participantes da pesquisa foram parturientes admitidas na Maternidade Dr. João Bandeira Monte e que se encaixassem em alguns critérios, sendo estes: parturientes com faixa etária a partir de 18 anos, de baixo risco, que estivessem na fase ativa do trabalho de parto, com máximo de 6 centímetros de dilatação do colo uterino e que concordassem em receber os métodos não farmacológicos, além de aceitarem participar da pesquisa sob entendimento e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foi utilizado uma terapêutica de métodos não farmacológicos combinados e isolado, para alívio da dor das parturientes e aplicado a Escala Visual Analógica para avaliar a eficácia desses métodos. Para análise desses dados, foi utilizado tabelas e gráficos para tratamento estatístico com médias e percentuais no Microsoft Office Excel 2016. O resultado desse estudo pôde demonstrar que há eficácia dentre os métodos que foram utilizados dentro do contexto das parturientes que foram atendidas, porém, há quesitos determinantes para que esses possam funcionar de forma individual em cada mulher. Deve ser levado em consideração a subjetividade, as escolhas, o conhecimento prévio da parturiente sobre esses métodos, a interação paciente-profissional, entre outros aspectos.
Prefaciar uma obra representa grande responsabilidade, ao mesmo tempo, em que coloca o redator em uma situação de produtor de texto e de aprendente sobre o mesmo. Observando que a obra aqui prefaciada traz resultados de pesquisas científicas, a abordagem fica mais tranquila, uma vez que os conhecimentos científicos são sempre envolventes. A interdisciplinaridade proposta pelas produções aqui publicadas faz com que o leitor tenha a capacidade de desconstruir seus conhecimentos para construí-los de forma inovadora. Pelas temáticas abordadas, pode-se observar a complexidade dos temas, no entanto, com o decorrer da leitura, encontra-se uma leveza que torna a interpretação bastante agradável. O que se percebe é que aqui se juntam pesquisadores abordando temáticas de grande relevância social e o mais interessante é o caminho a ser percorrido pelos leitores que adentram no âmbito educacional através de um cenário bem contemporâneo, pelo meio do caminho, encontram-se com a saúde trazendo abordagens que nunca se esgotam pela sua relevância e necessidade. Coroando e celebrando o encontro entre educação e saúde, surgem os direitos humanos que, na Era atual, são fundamentais para que se promova a justiça entre os povos e assim se consiga uma sociedade mais harmoniosa. Diante do exposto, vê-se três temas que apresentam cenários diferentes, mas que se cruzam, dando ao leitor uma possibilidade de maior contato com o meio intelectual de uma forma mais humanizada. Espera-se que cada um, ao se deleitar com a obra aqui proposta, consiga produzir reflexões necessárias para a promoção de uma melhoria na qualidade de vida e no seu crescimento enquanto ser humano. Boa leitura!!! Profa. Maria dos Remédios Magalhães Santos ISBN: 978-65-5388-177-8DOI: 10.36926/editorainovar-978-65-5388-177-8 Biografia dos Organizadores Guilherme Antônio Lopes de Oliveira - Doutor em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia - UFPI, com estágio de Doutorado Sanduíche no Departamento de Farmacologia da Universidade de Sevilla - Espanha. Especialista em Docência do Ensino Superior e em Análises Clínicas e Microbiologia pela Universidade Cândido Mendes. Bacharel em Biomedicina pela Faculdade Maurício de Nassau/Aliança. Tem experiência em Bioprospecção de Produtos Naturais com ênfase em Antioxidantes e Anti-inflamatórios. Professor na Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI. Defendeu a Tese de Dou- torado aos 26 anos, foi considerado um dos doutores mais jovens do Brasil, gerando grande repercussão nacional e internacional em decorrência da história de superação. Foi condecorado com a Insígnia de Comendador da Ordem do Mérito Renascença do Estado do Piauí, Concedeu entrevistas à nível nacional como no Programa Encontro com Fá- tima Bernardes da Rede Globo e o Programa Domingo Espetacular da Record TV. Mais informações podem ser conferidas na aba Produção - Produção Técnica - Entrevistas, Mesas-redondas, programas e comentários na mídia. Contato no Instagram: @drguilhermelopes Maria dos Remédios Magalhães Santos - Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (2001). Especialista em Metodologia da Leitura e Escrita pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2005). Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Federal Tecnológico do Piauí (2009). Pós-graduada em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela Faculdade do Noroeste de Minas (2012). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Cristo Faculdade do Piauí - CHRISFAPI (2016). É efetiva da Secretaria Municipal de Educação, professora de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental) Séries Finais. Trabalha na Unidade Escolar Cristo, professora de Gramática Ensino fundamental (Séries finais) e Médio. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação - CPA - Christus Faculdade do Piauí - CHRISAFPI. É membro do Colegiado da Pós-graduação da Christus Faculdade do Piauí - CHRISFAPI. Acadêmica do Curso de Pedagogia da UNICESUMAR, Bacharela em Serviço Social (UNICESUMAR). Mestra em Administração com ênfase no Ensino Superior - Faculdade Pedro Leopoldo (FPL). Daniel da Costa Araújo - Possui graduação em Direito pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho (2009). Especialista em Educação e Gestão Ambiental(2019). Atualmente é Professor do Núcleo de Prática Jurídica - CHRISFAPI, nas disciplinas de Prática Real Trabalhista, Prática Real Civil e Prática Real Penal. Mediador judicial (2022). Geilson Silva Pereira - Possui graduações em Bacharelado em Direito e Ciências Econômicas, Mestrado em Ciências das Religiões, Pós-Graduação em Direito Constitucional e Ambiental; Pós-Graduações a nível de Especialização em Docência do Ensino Superior, Educação a Distância. Professor do curso de Bacharelado em Direito da Universidade Estadual do Piauí e da Christus Faculdade do Piauí.
Currently the demand for drugs based on medicinal plants is increasing.The use of herbal medicines is increasing in developing countries as well as in developed countries as an additional way to treat and prevent diseases.Among the diversity of flora with therapeutic potential can highlight the Euphorbia tirucalli L., one of the medicinal plants indicated to be registered as a herbal medicine in Brazil.Studies with this herbal medicine have been conducted to its application in the treatment of cancer, and some research has shown satisfactory results.Followed by China, Brazil has the highest number of patents involving this species, however considering our biodiversity heritage and indigenous culture, with regard to the use of medicinal plants, the results are still not satisfactory.
Objetivo: realizar um levantamento bibliográfico sobre o uso de plantas medicinais no tratamento da obesidade. Metodologia: a pesquisa trata-se de uma revisão integrativa da literatura em que foram realizadas buscas por artigos nas seguintes bases de dados PubMed, ScienceDirect, BVS, publicados entre os anos de 2015 a 2020. No total foram encontrados 255 estudos, desses, 13 foram selecionados para a síntese da revisão. Resultados e Discussão: verificou-se uma diversidade de plantas utilizadas popularmente para o tratamento da obesidade, sendo que 14 espécies vegetais possuíram potencial atividade frente ao tema estudado tendo destaque as seguintes plantas: Camellia sinensis, Ilex paraguariensis, Garcinia cambogia e 2 plantas requerem mais estudos in vitro e in vivo sendo a B. trimera e A. muricata. De todos os estudos selecionados apenas 1 abordou o perfil de toxicidade da planta estudada (M. oleifera). Conclusão: ressalta-se a necessidade de serem realizados estudos que abordem as atividades biológicas, mas demostrem também a toxicidade do produto estudado para que se tenha uma faixa de segurança que possibilite uma possível escolha ou descarte de investimento da indústria farmacêutica.