Objective: Estimating the prevalence of diabetes mellitus (DM) and impaired glucose tolerance (IGT) in the urban population aged between 30 and 69 years in the municipality of Campo Grande, state of Mato Grosso do Sul, Brazil. Methods: Population-based cross-sectional study conducted between October/2009 and February/2011. The investigation included the determination of fasting glucose and participants with blood glucose ≥ 200 mg/dL were considered diabetic. Nondiabetic patients, which showed blood glucose ≥ 100 mg/dL and < 200 mg/dL, underwent an oral glucose tolerance test (OGTT) to investigate whether they had DM or IGT. Results: 1.429 individuals participated in this investigation. The general prevalence, adjusted for sex and age, were: 12.3% for DM (95%CI: 10.5 to 13.9%) and 7.1% for IGT (95%CI: 5.7 to 8.4%). There was a higher prevalence of DM with increasing age in people with low educational level, family history of diabetes, overweight, obesity and central obesity. Among diabetic patients (n = 195), 25% were unaware they had the disease and were diagnosed through investigation. Among patients who already knew they had DM (n = 146), 37% were unaware of the potential chronic complications. Conclusion: This study confirms the increased prevalence of DM in Brazil and emphasizes the need for early diagnosis, as well as the importance of strict adherence to medical treatment in order to prevent its much feared complications.
Diversos fatores têm contribuído para o aumento da degradação ambiental do planeta. Entre eles, o aumento da população e, consequentemente, aumento da demanda por produtos e serviços, sendo considerado um dos principais fatores geradores de externalidades para o meio ambiente. De forma a identificar ferramentas para minimizar os níveis de degradação do meio ambiente, diversas iniciativas têm sido desenvolvidas de modo a descrever a relação da economia com o meio ambiente. Como sendo um destes instrumentos, a matriz insumo-produto possibilita a descrição da relação de interdependência dos setores de uma economia com o meio ambiente de forma mais específica. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi o de apresentar uma revisão sistemática de literatura (RSL) sobre o uso de matriz insumo-produto com enfoque a questões ambientais no Brasil. Para tanto, foi feito uma RSL em periódicos internacionais e nacionais de modo a: quantificar e analisar os estudos disponíveis que tratam da relação do meio ambiente e matriz insumo. Foi possível identificar a existência de 1.667 artigos que trabalham com a técnica de matriz insumo-produto e o meio ambiente, sendo que deste total, 19 estudos abordam essa temática para o Brasil entre os anos de 2000 a 2018.
É muito importante conhecer as produtividades dos principais produtos da lavoura e da pecuária dos assentamentos de uma região, para que sejam facilitadas as políticas públicas visando a melhoria de vida dos seus assentados. O objetivo deste estudo foi estimar a produtividade da agricultura de da pecuária dos assentamentos rurais de Mato Grosso do Sul (MS). Desse modo foram estimadas as produtividades da agricultura e da pecuária relativas ao milho, feijão e mandioca, e bovina, suína e aves, respectivamente. A amostra constou de vinte e seis assentamentos rurais de MS, sendo utilizados os dados socioeconômicos e demográficos dos assentados de cada assentamento que produziam os cultivares e os animais utilizados na pesquisa. As variáveis estudadas foram, relativos a agricultura, as produções de milho, feijão e mandioca e, relativas à pecuária, a bovina, suína e aves. Com as médias dessas produtividades e, de posse dos níveis de produtividades de cada variável em MS fornecidas por especialistas nos assuntos, aplicou-se a lógica fuzzy para facilitar as decisões sobre a produtividade na agricultura e na pecuária de assentamentos rurais de MS, sobre aqueles dados que se situavam entre o completamente verdadeiro e o completamente falso. Pelos resultados obtidos foram constatadas produtividades médias tanto no setor agrícola quanto no da pecuária dos assentamentos rurais de MS.
Este trabalho apresenta dois sistemas alternativos dimensionados para um edifício residencial, já concluído, com o intuito de suprir o consumo de água e energia elétrica nas áreas comuns. O primeiro sistema capta água da chuva para posterior utilização com fins não potáveis. No segundo sistema, de geração de energia solar fotovoltaica integrada à rede, o objetivo principal foi suprir o consumo de energia elétrica nas áreas comuns do edifício.
A eficiência dos produtores de soja mato-grossense não é suficiente para garantir competitividade no mercado externo. Para garantir essa eficiência é necessário que se tenha à disposição uma eficiente infra-estrutura de transporte que permita que os insumos cheguem com fretes razoáveis e permita, principalmente, o escoamento do grão produzido sem que se perca a vantagem competitiva perante os concorrentes do mercado externo dessa commodity. O objetivo deste trabalho foi verificar a redução possível de custos com a utilização de rotas alternativas para o escoamento da soja produzida em Mato Grosso, visando ao mercado externo. Para a realização deste trabalho foram levantados valores médios dos fretes dos três principais modais de transporte – rodoviário, ferroviário e hidroviário – e as distâncias entre as regiões produtoras, os terminais intermodais e os portos brasileiros. Verificou-se ser possível economizar aproximadamente US$ 67,75 por tonelada de soja exportada com a melhoria da infra-estrutura desses meios de transporte.
O artigo mostra o resultado da comparação entre os valores da energia elétrica gerada por um sistema fotovoltaico de 4,26kWp e a previsão de energia elétrica gerada segundo os dados de irradiação obtidos através de três softwares, SWERA, SunDATA e PV*SOL e da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O software PV*SOL foi o que apresentou os melhores resultados, quando comparado aos dados do sistema fotovoltaico, variação média de 1,56%, enquanto que a base de dados da estação meteorológica do INMET e os softwares SunDATA e SWERA apresentaram desvios médios de 5,69%, 10,82% e 20,85%, respectivamente. O software PV*SOL, foi o que apresentou valores mais próximos frente aos resultados de geração de energia do sistema fotovoltaico, usando como metodologia de cálculo a potência do sistema, a área dos painéis, a eficiência de conversão do painel e a taxa de desempenho do sistema.
O sucesso de todo empreendimento economico depende fundamentalmente do planejamento rigoroso e bem estruturado, para facilitar as tomadas de decisoes. Nos empreendimentos industriais esse planejamento e o primeiro instrumento no qual o industrial deve se basear para atingir seus objetivos. Os modelos matematicos sao os grandes aliados do empreendedor para a simulacao de situacoes idealizadas, que nao poderiam ser testadas no empreendimento real, mas que sao fundamentais nas tomadas de decisoes. A tecnica dos Algoritmos Geneticos, modelo matematico pertencente as meta-heuristicas, e eficiente na busca de solucoes otimizadas, ou aproximadamente otimas, numa grande variedade de problemas, dado que nao possuem as diversas das limitacoes encontradas nos metodos tradicionais de busca. Nesse trabalho de pesquisa utilizou-se a tecnica dos Algoritmos Geneticos na tomada de decisao no planejamento de producao de uma cooperativa de leite que dispoe de uma variedade de insumos para a producao de determinados produtos derivados do leite visando o maior retorno economico e atendendo determinadas limitacoes da fabrica. Os resultados foram considerados muito bons visto que foi possivel planejar a producao, atendendo as restricoes da cooperativa, ao mesmo tempo propiciando o maior retorno financeiro.
Abstract: The Brazilian solar energy potential presents an annual average considerably high compared with Germany, which receives 40% less radiation than the least sunny place in Brazil and, even so, is at an advanced stage of research and facilities. The cooperation between Brazil and Germany promotes important results for the development of solar energy in the country.
Percepção e valoração ambiental são considerados instrumentos que podem traduzir aspectos relacionados com a conservação de áreas protegidas e, sobretudo, pelo respeito à vida. Assim, é essencial compreender a importância dessas áreas como espaços que evidenciam porções representativas dos ecossistemas naturais e que podem oferecer múltiplos benefícios para a sociedade. O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção ambiental, a partir de uma amostra da população de Campo Grande, em relação ao Parque Estadual Matas do Segredo (PEMS) e apresentar a valoração ambiental por meio do valor médio da disposição a pagar pela conservação do Parque. Os procedimentos metodológicos que orientaram a elaboração desta pesquisa implicaram em coleta de dados sob uma abordagem quanti-qualitativa, com aplicação de questionário para uma amostra aleatória de 400 pessoas. A DAPM resultou em R$ 12,97, dispostos a pagar para a conservação ambiental do Parque. Do total de pessoas entrevistadas, 56,5% afirmaram que não conhecem o PEMS, no entanto, 92,8% da amostra mencionou que este espaço deve ser protegido. É fundamental que a efetividade das ações desenvolvidas em prol dessa Unidade de Conservação seja mais abrangente, com a finalidade de alcançar toda a comunidade, considerando os valores tangíveis e intangíveis que este espaço disponibiliza. Normal 0 false false false EN-US X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0in 5.4pt 0in 5.4pt; mso-para-margin-top:0in; mso-para-margin-right:0in; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0in; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;} A B S T R A C T Perception and environmental valuation are instruments that can translate the aspects relating to the conservation of protected areas and, above all, respect for life. Thus, it is essential to understand the importance of these areas as spaces that show representative portions of natural ecosystems and that offer multiple benefits to society. This study aims to analyze the environmental perception, from a sample of the population of Campo Grande, in relation to Parque Estadual Matas do Segredo (PEMS) and present the environmental valuation through the average value of willingness to pay for the conservation of the Park. The methodological procedures that guided the development of this research involved in collecting data about quantitative and qualitative approach, with questionnaires to a random sample of 400 people. The DAPM resulted in R$ 12.97, willing to pay for the environmental conservation of the Park. All of the number of people interviewed, 56.5% says that they do not know the PEMS, however, 92.8% of the sample mentioned that this space should be protected. It is essential that the effectiveness of the actions taken in support of this conservation area is more comprehensive, in order to reach the entire community, considering the tangible and intangible values that this space offers. Keywords: Protected areas, Environmental Education, E cosystem services.
With the increase in production agroindustrial and the occupation of new borders more and more distant of the great consuming centers of the country and of the export ports, it increases the concern of how to give that production at competitive prices. This work had as objective presents an analysis of the head office of transport of Mato Grosso do Sul in the period from 1999 at 2003. Through a comparative analysis among the head offices of transports of the State of 1999 and 2003, it was possible to evaluate his/her evolution, to identify the main deficiencies. Solutions of the found deficiencies were presented to sockets of decisions.